Zonas de intervenção
ENQUADRAMENTO HISTÓRICO E TERRITORIAL
Oliveira de Azeméis pertence ao distrito de Aveiro e fica situada na Grande Área Metropolitana do Porto região Norte entre o Douro e Vouga, é sede de município com 19 freguesias. A cidade está implantada sobre uma linha de festo, com uma expansão para a encosta a poente, e é delimitada ainda pelos rios Antuã e Ul, que progridem de vales encaixados até vales largos associados e baixios agrícolas.
Com 163,41 km² de área, o município é ocupado por 68 611 habitantes (fonte: INE, Censos 2011), este território tem vindo a ser organizado em função dos sucessivos traçados do eixo viário Lisboa - Porto, agora IC2 e ligações deste à A1 e IC1 (Norte pelo nó da Feira, Sul pela variante à EN224 com o nó de Estarreja). Esta “organização” dos eixos da cidade iniciou-se com a implementação do caminho-de-ferro, linha do Vouga, que contribuiu para a criação de uma mancha urbana a norte, apesar de nos dias de hoje esta ter uma utilização reduzida face á utilização do transporte individual.
UO CORREORES VERDES
ZONAS DE INTERVENÇÃO

PROGRAMA
Expansão das áreas verdes em Oliveira de Azeméis
-
Integração de Verde Urbano, de uso público, ao longo das ribeiras ou associado a centros locais;
-
Integração de Parques Urbanos;
-
Integração de áreas verdes articuladas com entradas na Cidade, áreas de estacionamento e alargamento de espaço público.
OBJETIVOS | BENEFÍCIOS
Expansão das áreas verdes em Oliveira de Azeméis
-
Preservação da biodiversidade;
-
Ordenamento do território com qualidade ambiental;
-
Incentivo à prática de actividades ao ar livre;
-
Incentivo ao contacto com a natureza e consciencialização da sua envolvência;
-
Manutenção e estabilidade dos sistemas naturais e rurais do litoral;
-
Valorização e usufruto sustentável do território;
-
Turismo mais ativo;
Esta unidade operativa tem como objetivo principal a expansão de áreas verdes em Oliveira de Azeméis.
Através de um conjunto de acções propostas pretende-se tornar esta cidade mais verde e em permanente contacto com a natureza. Para isso, pretendemos criar corredores verdes com origem no centro da cidade, mais concretamente da estação ferroviária de Oliveira de Azeméis e que se perlonguem até à zona mais a sul que incluirá o centro intermodal, passando, primeiramente pela zona desportiva. Ao longo deste trajeto procura-se que as pessoas tenham um caminho alternativo onde possam estar em contacto com a natureza e ao mesmo tempo chegar a outros pontos da cidade evitando transportes, ou seja, pretende-se que seja uma alternativa ecológica e benéfica para Oliveira de Azeméis. Por toda a extensão longitudinal serão criadas zonas de estar/paragem, bebedouros, bebedouros para animais, wcs e zonas de lazer (tanto infantil como para prática de exercício físico) para que todo o percurso satisfaça todas as necessidades de quem o frequentará, tornando-o cómodo e acessível.
ZONAS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA - A DESENVOLVER

A escolha desta área para ser desenvolvida de forma mais aprofundada deve-se ao facto da mesma integrar uma parte estratégica do nosso projeto enquanto grupo. A zona mais a sul destina-se principalmente à introdução de um centro intermodal de apoio à cidade, onde pretendo complementar com o auxílio de um corredor verde proveniente do centro da cidade de Oliveira de Azeméis, procedente da Estação ferroviária principal e que acompanhará e complementará a zona desportiva da cidade, dando continuidade até à zona mais a sul que inclui a presença de parte do rio ul.
ESCALA APROXIMADA A DESENVOLVER | ESCALA 1:200
.jpg)
Estabelecendo limites ainda mais aproximados, foi escolhida uma zona de intervenção que integre a chegada à estação principal de Oliveira de Azeméis, prosseguindo através de caminhos verdes de apoio à escola e biblioteca, criando pequenas zonas de lazer, com wcs, bancos e bebedouros tanto para as pessoas como para os seus animais de companhia. Para além disto, pretende-se que estes caminhos verdes se interliguem na zona desportiva com a ciclovia, tornando possível e agradável o percurso da zona mais central de Oliveira de Azeméis até à zona mais a sul, neste caso, a zona desportiva.

PLANTA DE TRABALHO | ESCALA 1:2000
.jpg)
PLANTA DE APRESENTAÇÃO | ESCALA 1:2000

CORTES | ESCALA 1:1000










CORTES | ESCALA 1:200


PROPOSTA FINAL
PLANTA DE TRABALHO ZIP | ESCALA 1:1000

PLANTA DE APRESENTAÇÃO ZIP | ESCALA 1:1000

PLANTAS DE APRESENTAÇÃO PROJETO | ESCALA 1:500

A uma escala mais aproximada do projeto, este é composto por diversas áreas que se vão apoiando mutuamente dando o maior conforto a quem delas usufrui. Nesta planta estão presentes o percurso pedonal e a ciclovia apoiados por bebedouros para pessoas e animais e iluminação elétrica ao longo de toda a extensão. Nesta área estão também presentes um café com wc, área de lazer, churrasqueira, área para prática de exercício físico e parque infantil.


CORTES PROJETO | ESCALA 1:200





PERFIL GERAL | ESCALA 1:2000
